domingo, 6 de dezembro de 2009

Seminário "Ciências da Comunicação"


No passado dia 04 de Dezembro, a ARPA – Associação de Relações Públicas dos Açores, realizou um Seminário com o tema Ciências da Comunicação, do qual participaram profissionais com grande experiência e com um notório trabalho desenvolvido nas áreas das Relações Públicas e Comunicação Empresarial, Jornalismo e Marketing.

Na sessão de abertura do evento André Bradford enalteceu a iniciativa da ARPA “que revela capacidade empreendedora e espírito de iniciativa, qualidades indispensáveis a uma sociedade civil que se queira dinâmica”. O Secretário Regional da Presidência alertou ainda para “um melhor aproveitamento das potencialidades do sistema por parte das empresas e profissionais do sector, nomeadamente em termos da formação e valorização profissional…”.

Ainda na sessão de abertura, José de Andrade, Vereador da Cultura, Acção Social, Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Ponta Delgada, felicitou a criação da Associação de Relações Públicas dos Açores afirmando que a mesma revela “um dinamismo promissor” considerando que a actividade de relações públicas “deve ser enquadrada, potenciada e dignificada por uma entidade representativa” acrescentando que os profissionais da área “crescem em quantidade e qualidade”.


Nas palestras proferidas, os oradores convidados, Flávio Tiago (docente na Universidade dos Açores), Rodolfo Nogueira (Presidente da ARPP – Associação de Relações Públicas dos Açores), Isabel Gomes (Chefe do Departamento de Informação da RTP Açores), salientaram as dificuldades que enfrentam os profissionais do sector nas várias áreas de actividade - marketing, relações públicas e jornalismo. Cada um dos oradores pode esclarecer os presentes a relevância da sua área de intervenção, demonstrando o papel de cada Ciências da Comunicação no mercado empresarial e na sociedade.


A encerrar com chave de ouro, Martins Lampreia, presidente da Omniconsul – Consultores em Comunicação, Lda e profissional português do Lóbi em Bruxelas, apresentou o tema “ O Lóbi na Comunicação Empresarial” desmistificando uma actividade não muito bem vista em Portugal, mas que em Bruxelas é prática comum apresentando-se como uma actividade transparente e lícita.

O seminário foi moderado por Paulo Simões, Director do Jornal Açoriano Oriental. No final do evento, a ARPA distinguiu a sua congénere ARPP – Associação de Relações Públicas de Portugal e Martins Lampreia como associados honorários.

1 comentário:

  1. Na qualidade de vice-presidente da ARPA, agradeço a todos aqueles que permitiram que este evento se realizasse.

    A colaboração de todos foi imprescindivel para o sucesso do mesmo.

    Um bem haja a todos. Viva a ARPA. Vivam as RP

    ResponderEliminar